segunda-feira, 5 de julho de 2010

A HISTÓRIA DA CAPOEIRA
O TERMO CAPOEIRA


O termo capoeira foi mencionado pela primeira vez em 1596, pelo PADRE JOSÉ DE ANCHIETA no livro (ARTE DA GRAMATICA DA LINGUA MAIS FALADA NA COSTA DO BRASIL) onde, num exemplo gramatical, afirmou que os índios tupis se divertiam na (caa = mato puuera = pequeno) atribu-indo esta manifestação a uma atividade lúdica.
Também existem relatos de que teria a mesma origem do tupi guarani, pois o local onde os ne-gros se refugiavam das perseguições dos feitores e capitães-do-mato e também onde se travavam lutas entre eles para que não voltassem às senzalas. Este local, que era sempre no meio das matas ao redor das fazendas de enge-nho, onde o mato era ralo, rente ao chão ou às vezes até mesmo cortado (roçado) pelos negros para a prática dos movimentos e golpes da luta. Até hoje os povos do interior dos estados brasileiros, principalmente de Minas Gerais chamam estes locais de capoeira, muitas vezes sem saber que este é o nome que dá significado à palavra capoeira.
Em alguns relatos aparece escrito KAPU'ÊRA porem com o mesmo significado. Em 1712, Rafael Blute-au registrou o termo capoeira no seu livro “vocabulário Português” seguido pôr Moraes em 1813, na segunda e ultima edição que deu em vida de sua obra, após isso entrou no terreno da polemica e da investigação etimológica.
ANTONIO JOAQUIM DE MACEDO SOARES fez contestações quanto às proposições apresentadas por JOSÉ DE ALENCAR, que atribuiu ao tupi (caa-apuan-era) traduzido por mato cortado, e pelo VISCONDE DE ROHAN de que o tupi copuera, significando roça velha, viesse a se transformar no termo capoeira. MACEDO escreve: “Capuer” capoêra e simplesmente o guarani caá-puêra, mato que foi, atualmente mato miúdo que nasce no lugar do mato virgem que se derrubou. A outra proposta é do estudioso Argentino, radicado no Brasil, ADOLFO MORALES DE LOS RIOS FILHO, onde segundo sua lógica, o termo capoeiros era empregado aos escravos carregadores, quase exclusivos dos grandes cestos chamados “capu” (a justaposição do termo indígena “ca”, que se refere a qualquer material oriundo do mata, da floresta, com o “pu” referente a cesto, forma o termo “ca-pu”, que significa cestos feitos com produtos da mata).
Alguns significados do termo capoeira segundo alguns dicionários:
Capoeira:
• Mato que foi cortado;
• Espécie de cesto feito de varas, onde se guardava capões, galinhas e outras aves;
• Espécie de cesto com que os defensores de uma fortaleza resguardava a cabeça;
• Ave (odontophorus capueira, spix), também conhecida por uru;
• O que pertence ao nome da capoeira;
• Individuo desordeiro;
• Ladrão de galinha.
A CAPOEIRA

A capoeira veio para o Brasil com os negros africanos na época do Brasil Colônia? Teria a capoei-ra surgida nas senzalas? São perguntas que todos fazem
Como já vimos nos relatos do termo capoeira existem muitas teorias e contradições. Em 1966, INEZIL PENNA MARINHO esteve em Angola pesquisando uma possível origem da capoeira, chegando à con-clusão que ela era inteiramente desconhecida lá, quer entre os eruditos, quer entre os nativos, a cujas festas religi-osas e danças guerreiras assistiram. E não existe em nenhum outro lugar na África ou e em nenhum outro país onde houve a escravidão algo que se assemelhe a capoeira é o que relata vários pesquisadores que procuraram estudar este assunto, e toda manifestação semelhante em outros países fora levado por brasileiros ou descenden-tes.
Na África, existia uma manifestação nas quais os negros imitavam os movimentos das zebras em luta, em carreira ou na dança de acasalamentos das zebras machos para impressionar uma fêmea no cio que se chamava “N'Golo”, ( que traduzida significa dança da zebra), e lá era apenas uma diversão. Havia, inclusive, campeonatos onde os melhores lutadores eram chamados de guerreiros, tinham privilégios junto aos líderes das tribos e sempre eram os preferidos pelas mulheres na hora de casarem, pois eram considerados os mais fortes e sadios. O “N' Golo” era praticado principalmente pelos "Humbes", uma tribo da região sul de Angola. Existia aqui no Brasil manifestação semelhante pelos índios potiguaras, uma dança guerreira chamada “manara” que tinha como objetivo avaliar a valentia de seus guerreiros, em um circulo onde se confrontavam com os pés e as mãos. Este ritual era acompanhado por tambores, chocalhos e flautas de bambu, que criavam um compasso onde invocavam seus antepassados.
Com a chegada dos negros no Brasil aproximadamente no ano de 1559, pois é o mais antigo do-cumento legalizando a importação de escravos para o Brasil inclusive indicando o local que seria São Tomé por Don João lll em 29 de março. Para substituir os índios como escravos, pois os mesmos eram considerados pregui-çosos e muitos morriam no tronco recusando-se a trabalhar como escravo. Houve o intercambio de culturas, pois como é sabido haviam manifestações de festa dos escravos onde eles dançavam e se divertiam, (e segundo al-guns seria neste momento em que os negros praticavam sua luta disfarçado-a em dança), e com a mistura dos índios e negros e suas culturas surgiu a capoeira pois ela é certamente um produto da fusão de duas cultura pois até nada havia como forma de defesa ou algo que se assemelha-se a mesma. O que aconteceu com o samba, que fundiu a cultura portuguesa do carnaval e no decorrer dos tempos incorporou-se o ritmo africano surgindo o sam-ba.

E com a escravidão o índio e o negro lutam não mais para se divertirem, mas para se defenderem das atrocidades do homem branco. Não é possível dizer com exatidão em que data ou local se travou a primeira batalha corporal entre negros e brancos. Na qual foram utilizados golpes de capoeira. Porém, já foram encontra-dos registros de sua existência a partir do século XVII, no litoral da Bahia, onde era maior a concentração de negros no Brasil. Também se diz dos litorais de Pernambuco, Rio de Janeiro, Alagoas e Paraíba.
Conta à história que os habitantes Quilombo dos Palmares, o maior e mais famoso reduto de negros fugitivos, foras da lei e índios que existiu, levaram uma enorme vantagem nas lutas corporais contra os seus per-seguidores, tendo em vista a rapidez, a violência e a potência com que eles se deferiam com golpes de pés e per-nas, conseguindo cada guerreiro levar vantagem sobre três ou quatro homens do rei, como eram chamados os soldados naquela época. Foi devido a esta habilidade de lutar de seus integrantes que o Quilombo dos Palmares resistiu por mais de cem anos às invasões e à destruição.
Até chegar ao que é hoje a arte da capoeira, passou por muitas "provações", pois após ter sido margi-nalizada e até mesmo proibida, ainda sobreviveu por conta de seu maior expoente humano, ou seja, Mestre Bimba que, apesar de toda a fama que teve, morreu abandonado, na miséria e sem ver sua arte valorizada e difundida aos quatro cantos do mundo. Considero-o maior por ter desmistificado a capoeira criando regras e eliminando certos pontos da capoeira de angola para desvinculá-la das religiões africanas com isto elevando-a até a alta classe e ao governo baiano que a divulgou para o resto do Brasil. E Pastinha que divulgou a capoeira de angola para o mun-do.
Valorizar a arte é cultivar a cultura de nosso povo. Desenvolver a capoeira é acima de tudo cuidar de uma herança que nos foi dada à custa de muito sofrimento.
Contar a história da capoeira é quase impossível, pois não existem documentos que nos forneça dados para tal, e a maioria das histórias são de boletins de ocorrências de delegacia e postos policias, e em alguns relatos lembrarmos de Zumbi como um capoeirista.

LINHA DO TEMPO

1596 -Primeira citação do vocábulo capoeira (tupi) pelo Pe. José de Anchieta;
1630 -Organização do Quilombo dos Palmares;
1640 - Surge a capoeira como forma de luta;
1808 - Chegada da família real no Brasil;
1821 - Primeira legislação proibindo a capoeira;
1822 - Proclamação da independência do Brasil, e D. Pedro se torna capoeirista.
1886 - Plácido de Abreu propõe a capoeira como ginástica nacional
1888 - Lei Áurea, capoeiristas se tornam defensores da monarquia.
1889 - Proclamação da Republica, deportação para Fernando de Noronha;
1889- No dia 05 de abril nasce VICENTE FERREIRA PASTINHA
1890 - código penal: capitulo índios e capoeiristas.
1900 – No dia 23 de novembro nasceu LUIZ CANDIDO MACHADO
1907 - Surge o guia dos capoeiristas ou ginástica nacional
1908 - Primeira codificação desportiva. Bularmaqui
1937 - Fundações do centro de cultura física e luta regional baiana
1941 - Primeiro reconhecimento desportivo como luta brasileira;
1952 - Mestre pastinha funda o centro esportivo capoeira Angola
1953 - Segundo reconhecimento desportivo
1972 - Terceiro reconhecimento desportivo. Surgem as federações estaduais;
1992 - Funda-se a confederação Brasileira de Capoeirista
2000 - Expo Hanôver considera a capoeira uma das dez mais importantes modalidades esportivas tradicionais do mundo.
2009- Capoeira reconhecida como “Patrimônio da Cultura Brasileira”

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